quinta-feira, 4 de março de 2010

CORAGEM IRMÃOS DA PARÓQUIA SÃO CRISPIM



PROFANAÇÃO
Vândalos invadem Igreja São Crispim e roubam hóstias
Sergio de Pinho/Comércio da Franca

INSEGURANÇA - O padre Antônio Marcos de Oliveira, pároco da São Crispim, segura imagem do santo que dá nome à igreja enquanto técnico instala alarme no local. Após a invasão, igreja tenta proteger templo. “Nosso Bispo realizará a missa de purificação”, disse
Daniel Rodrigues
da Redação

Vândalos invadiram na madrugada de ontem o templo da Igreja São Crispim, localizada no Bairro City Petrópolis. Eles quebraram vidros de uma lateral da igreja, entraram na sala do sacrário e tiveram acesso ao local onde ficam guardadas as hóstias. Para a igreja católica houve profanação do templo, pois os invasores derrubaram no chão as hóstias consagradas. Em seguida, eles fugiram com pequena quantidade (não revelada). De acordo com o pároco Antônio Marcos de Oliveira, a ação pode ser considerada um atentado à fé cristã, uma vez que a hóstia representa o “Corpo de Cristo”. “Nós vemos esta situação com muita tristeza no coração, pois justamente aquilo que temos e tratamos com muita fé, com muito carinho e zelo, que é a hóstia consagrada, a presença real de Jesus, estava jogado no chão. O tabernáculo (sacrário) onde estavam as hóstias foi arrombado. Elas (hóstias) estavam espalhadas (pelo chão)”, disse o padre.

Para aumentar ainda mais o desrespeito à religião o pároco acredita que os invasores ainda levaram algumas hóstias. Antônio Oliveira afirmou saber o quanto havia de hóstias no sacrário por ter realizado missa no domingo. “Estamos sendo muito cuidadosos ao mencionarmos isso, mas pela quantidade de hóstias existentes e pelo que estou vendo acredito que levaram um pouco. Não muito. Este ato com certeza foi praticado por uma pessoa que não é católico”, disse o padre Antônio Marcos de Oliveira.

VANDALISMO - Imagem mostra o sacrário da igreja São Crispim aberto e as hóstias espalhadas ao lado da âmbula onde deveriam estar depositadas

Os responsáveis pela igreja contaram como se depararam com a cena de vandalismo. Ao chegarem no templo, notaram vidros quebrados na lateral do imóvel e a porta do Santíssimo (local onde são guardadas hóstias consagradas) aberta. No local, hóstias pelo chão. Além da profanação do templo os marginais ainda furtaram objetos sem grande valor. A pessoa que zela pela limpeza da igreja constatou que os desconhecidos levaram um balde, três frascos de detergentes e panos utilizados na limpeza. A Polícia Civil foi chamada e registrou a ocorrência. Peritos da Polícia Cientifica realizaram buscas a eventuais pistas que possam ajudar a revelar a identidade dos invasores.

Por conta do ato as missas do fim de semana não serão realizadas. Normalmente, elas acontecem às sextas, sábados e domingos. Na tarde do próximo sábado, às 16 horas, acontecerá a missa de desagravo, forma de consagrar novas hóstias. “Nosso bispo Dom Pedro Luiz Stringhini estará realizando a missa de desagravo e purificação do templo”, disse Padre Antônio Marcos que convocou a comunidade a participar desta celebração. Só a partir da sexta-feira, dia 12, as missas à comunidade voltarão a ocorrer normalmente. Após o ato de vandalismo e profanação à igreja a providência foi instalar alarme. Oito pontos do templo passarão a estar protegidos. Ontem à tarde, uma empresa começou os serviços no local.

ESTAREMOS EM ORAÇÃO POR ESSA COMUNIDADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário