segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dom Pedro Luis Stringhini


Depois de quase dois meses de sua nomeação pelo Papa Bento 16, Dom Pedro Luiz Stringhini, 56, finalmente tomou posse ontem da Diocese de Franca.
Estima-se que cerca de 9 mil fiéis acompanharam a celebração. Antes de se tornar bispo de Franca, Dom Pedro trabalhava como bispo auxiliar na zona leste da capital paulista. Estavam presentes além de uma dezena de bispos, entre eles o bispo emérito de Franca Dom Diógenes Silva Matthes e o bispo anterior da diocese, atualmente na Diocese de Bauru, Dom frei Caetano Ferrari, religiosos, todos os padres de Franca e região, familiares do novo bispo e autoridades locais.

Padre José Geraldo Segantin, encarregado do cerimonial, disse que, apesar da Igreja Católica celebrar a Quaresma neste período, a missa de posse será festiva, com cantos e ritos próprios. “Pela ocasião, a liturgia permite cantos mais alegre e, inclusive, o Hino de Louvor que não se canta na Quaresma”.

A primeira parte da celebração foi conduzida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano Lima Júnior. É ele quem dará posse oficial a Dom Pedro Stringhini como terceiro bispo da diocese. “No começo da missa, o arcebispo convidou Dom Pedro para sentar na cadeira oficial do bispado e deu a ele a mitra e o báculo para conduzir a diocese”. Depois, o chanceler do bispado leu o documento do Vaticano que nomeia Dom Pedro Luiz Stringhini como novo bispo da Diocese de Franca. O anúncio foi feito em dezembro do ano passado, após a diocese ficar oito meses como Sé Vacante (sem bispo).

Após ser empossado como bispo diocesano, Dom Pedro recebeu os cumprimentos de todos os padres da diocese, que se levantaram para beijar as mãos do novo “pastor”.
A primeira missa de Dom Pedro como bispo oficial da diocese será nesta segunda-feira, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Obrigado Jesus por nosso novo pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário